08/08

Um novo roteiro vem chamando atenção de quem visita a serra capixaba – é a Rota da Cerveja artesanal que inclui seis cervejarias, todas com horário para visita à fábrica e degustação com cerveja à vontade. A única regra é escolher quem vai ser o motorista da vez antes de começar...

São elas: a Azzurra, na Rota do Lagarto; a Altezza, em Venda Nova; a Ronchi Beer, em Pedra Azul; a Dus Grillo, em Vagem Alta; a Barba Ruiva e a Trarko em Domingos Martins. Vale fazer o circuito inteiro, para os mais resistentes, claro, ou ir conhecendo os estabelecimentos aos poucos, como mais um motivo para voltar à serra. 

 

Para beber e comer

Já falamos da Altezza e da Barba Ruiva em outro post sobre o tema ( confere aqui). A primeira produz sete tipos diferentes de cerveja com maltes especiais, lúpulo, leveduras importadas e água de nascentes da região. A Barba Ruiva tem fábrica e bar na entrada de Domingos Martins e produz 10 mil litros de cerveja por mês, em cinco estilos diferentes – Pilsen, Weiss, Stout, Red e Ipa. 

É também em Domingos Martins que fica a Trarko, cujos donos abriram a primeira choperia da cidade com produtos do mercado até resolverem, anos depois, ter sua fabricação própria, incentivados pelo filho. O último lançamento foi a Sour de Amoras Negras, aromática e com um tom vermelho lindo de beber! A fábrica fica em cima do restaurante de comida alemã da família, o que transforma o local num verdadeiro centro gastronômico típico da região

 

Para conhecer no mesmo dia

Saindo de lá, vale visitar a Ronchi Beer e curtir um happy hour com a vista da Pedra Azul, cartão postal imperdível. No cardápio, uma grande variedade de cervejas com alto nível de padrão de fabricação, feita para exigentes, como diz o slogan deles. Experimente a de sabor morango, uma cerveja do estilo Fruitbier, onde o sabor e aroma são proporcionados 100% pela fruta. 

Pertinho fica a Azurra, que saiu de uma produção pequena, atendendo apenas dois restaurantes, e virou uma das mais visitadas na Rota do Lagarto. Hoje, oferece sete tipos da bebida, sendo a mais recente a Session India Pale Lager, da família da IPA, que por ser “session” é menos amarga, facilitando a experimentação.  

 

Para terminar...ou não!

O circuito termina, ou começa, você é quem sabe sua ordem, na Dus Grillo, em Vagem Alta, distante 44 km de Pedra Azul (lembre do motorista...).  A cervejaria entrou 2019 com dez rótulos,  com pouco mais de um ano de funcionamento. E os planos são triplicar a produção, que já ultrapassa 3 mil litros/mês. Para acompanhar o gole, oferecem um delicioso cardápio de petiscos. Funciona aos sábados, domingos e feriados. 

Gostou da dica de roteiro? Junte os amigos de cerva e planeje sua viagem! Conheça os descontos de nossa Reserva Antecipada.