29/10

Até o final de dezembro, a primavera reina absoluta. Um dos bons lugares para curtir essa estação colorida é a região de Pedra Azul. O encanto começa já em Domingos Martins, na Praça central da cidade, a Arthur Gedhart. Vale visitar também, no portal da cidade, o lindo orquidário que fica por lá. 

A melhor dica de passeio nesta época, porém, é a sinuosa Rota do Lagarto com seus sete quilômetros que misturam o verde da mata atlântica com o amarelo dos ipês e o azul das hortênsias, além de mil outras cores. Vale caminhar por ela a pé, a cavalo, de quadriciclo, de carro...a única ordem é ir devagar para contemplar cada detalhe e não perder boas fotos. 

 

Quase toda em paralelepípedo, o que lhe confere ainda mais autenticidade, essa pequena rodovia tem curvas com boas surpresas, como a do corredor de pinheiros, já perto da Pousada Pedra Azul. Logo após esse trecho, barraquinhas nas margens da estrada pedem uma parada para compra de morangos, colhidos ali mesmo na região. 

No final da Rota, já próximo a ES 164, o cenário verde muda para receber charmosos empreendimentos – restaurantes, delicatessens, empórios, lojinhas de artesanato – para receber os visitantes com muita graça e um toque de romantismo. Não deixe de conhecer as delícias da  Marietta, da Venda da Rota, da Tuia e do Alecrim. Cada um tem um jeitinho e um sabor único para seduzir você.