26/08

Com 700 espécies diferentes de aves, o Espírito Santo se firma como um destino para o birdwatching e Pedra Azul é um dos pontos de observação do estado. Os birdwatchers são viajantes que amam tanto os pássaros que, muitas vezes, nem tiram fotos para não assustá-los – limitam-se a ver de longe e fazer anotações das peculiaridades.

Pedra Azul está no Guia Online de Observação de Aves - Último Refúgio.  A diversidade de espécie na região é incrível, inclusive abriga uma que é única no mundo todo: a saíra-apunhalada. Sem falar que possui a maior ocorrência de colibris e azulões por área para encantar os observadores, que chegam camuflados e cheios de apetrechos.

 

Além do prazer de documentar, os praticantes do birdwatching garantem que a viagem amplia a consciência ecológica. Para observar a vida silvestre é necessário respeito: caminhar lentamente e em silêncio, ouvindo os sons da natureza, sem movimentos bruscos e usando binóculos para mantar distância. 

Se for um praticante amante da natureza, saiba que Pedra Azul tem um atrativo extra - outra delicadeza natural da região são as flores. Elas são muitas e lindas, com destaque para as hortênsias de várias cores que enfeitam o pé da Pedra Azul, as bromélias e, claro, as orquídeas. E, você sabe, setembro é mês da primavera, ótima época para ir conferir pássaros e flores!