18/09

Tudo começou em 1979, com um pequeno grupo de imigrantes disposto a preservar sua cultura através de uma iguaria tradicional italiana – a polenta. De lá para cá, são 41 anos de realização do evento em Venda Nova do Imigrante, na serra capixaba, sempre envolvendo trabalho voluntário de mais de mil pessoas por edição. Só assim para produzir polenta para uma festa com cada vez mais visitantes encantados! 

A Festa da Polenta 2019 acontece de 4 a 13 de outubro no Centro de Eventos Polentão. Mas os festejos começaram em março, com o plantio do milho recriando o cenário antigo dos plantadores com roupas floridas, aventais, lenços, tiraca (suspensórios) e chapéu. Na programação de outubro, estão diversas apresentações de dança e música,  eleição da Rainha, desfiles típicos, corte do queijo gigante, almoço com culinária italiana

 

Entre os momentos mais esperados, com certeza está o Tombo do Polenta, que acontece nos dias 5, 6, 12 e 13 – é quando mais de uma tonelada de polenta,  ainda mole,  é despejada para esfriar em contagem regressiva pelos convivas. Vale visitar ainda a réplica típica da Casa da Nona, o Paiol do Nono para ver processo de transformação do milho em fubá da polenta e a Vila Cenográfica, uma vila italiana perfeita para fotos muito legais. 

Como se não bastasse, o evento traz shows com artistas nacionais conhecidos que fazem uma festa à parte. Este ano, serão a dupla Henrique e Juliano, no dia 5; a Banda Ira, no dia 11 e Gustavo Mioto no dia 12. Tá esperando o que para planejar sua vinda e conhecer a rica cultura que a serra capixaba abriga? 

 

Para se hospedar, escolha Pedra Azul, o lugar mais lindo por lá! Confira nossa Pousada.

Saiba mais da região