28/02

Pedra Azul é um cantinho abençoado do planeta também no quesito gastronomia. Parte do motivo desta riqueza está na diversidade e qualidade dos produtos da agricultura local. A outra parte fica por conta do charme dos estabelecimentos, cada um servindo seus pratos com mais esmero que o outro para comprovar que primeiro se come com os olhos. Quer experimentar? Confira essas dicas e conte o que achou!

 1.       A herança italiana que reina em Pedra Azul pode ser muito bem saboreada no Don Due. O toque regional dado pelo chef deixa tudo ainda mais gostoso, sem falar do jardim colorido que recebe os visitantes e da decoração em estilo provençal rústico. O Filé ao Molho de Jabuticaba com Nhoque de Ervas Finas é uma excelente pedida, assim como Ravioli de Pera. E use e abuse das sobremesas!

2.       Ainda inspirado na culinária italiana, mas num cardápio autoral, vale conhecer o Travoletta, um pequeno e aconchegante restaurante. Comece escolhendo um dos antepastos – berinjela ou palmito – para abrir o apetite. O prato principal é um escolha sofrida...uma boa aposta é a Estévia Amaglia (Carne de Sol com Manteiga de Garrafa Nordestina sobre Calda Perfumada e Saborizada de Pequi) ou o Risotto Lord Bernad com socol e limão siciliano. Experimente os gelatos da casa para finalizar sua refeição.

3.       Se for nas épocas mais frias, é imperdível comer fondue com uma boa taça de vinho e o melhor lugar é o Restaurante Pedra Azul na pousada Pedra Azul. O lugar é lindo, a adega é rica e aberta à visitação. O foundue deve ser encomendado antes, e pode ser servido numa sala separada, quentinha e charmosa, para garantir privacidade e uma noite inesquecível a dois ou em grupo de amigos.

4.       Quer algo mais simples? Na Vila de Pedra Azul conheça a Toca do Lagarto Bar e Choperia, onde você pode comer uma boa pizza, com massa leve e cobertura farta, experimentar cervejas artesanais produzidas na região e ainda ouvir uma boa música, a depender do dia que for. Uma curiosidade encantadora do local: eles mantêm um local coberto om água e ração para cachorrinhos de rua enfrentarem os dias mais frios.

5.       E, para fechar um fim de tarde na Rota do Lagarto, caminho imperdível para se fazer em Pedra Azul, vá até a Salumeria Delicatessen. O container despojado no meio do verde incrementa o lindo cenário, cheio de flores e casinhas coloridas. Deliciosos petiscos, tábuas de frios, picolés italianos e drinks refrescantes compõem o cardápio do chef Alessandro Vallino, que geralmente está por lá para um bate papo ao entardecer.

Endereços:

Travolleta: Rodovia BR 262 | Km 97 | Villaggio d'italia - Pedra Azul. Fone: 28 99886-1816

Toca do Lagarto: Rua Passos 173 | Vila de Pedra Azul – Fone: 27 99232-9351

Salumeria: Rod. Angelo Girard Km 3 | Trailer ao Lado Esquerdo da Estrada. Fone:27 999868962

Don Due: Rod. Angelo Girardi | Km3 - Rota do Lagarto. Fone: 27 3248 1352

Restaurante Pedra Azul: Rod. BR 262 - km 88 | Pedra Azul. Fone: 27 3248-1101

 

Quer conhecer mais da gastronomia de Pedra Azul? Confira outros posts

https://www.ppazul.com/pt-br/cervejas-artesanais-em-pedra-azul

https://www.ppazul.com/pt-br/onde-comer-em-pedra-azul-domingos-martins

https://www.ppazul.com/pt-br/agroturismo-nas-montanhas-capixabas